Saiu na Mídia

Viaduto da Avenida Ipanema tem a construção adiada
O viaduto que ligará a avenida Ipanema à rua José Joaquim Lacerda está em fase de licitação e sua construção não terá início em agosto. Essa informação, divulgada em nota ontem pela Prefeitura, contraria previsão anterior da administração municipal - divulgada em 11 de maio passado - de que o início das obras seria em agosto.
A nota da Prefeitura não adianta se houve revisão e para quando as obras estariam estimadas (qual o novo período) para começarem. O texto diz que o viaduto será construído para melhorar o fluxo viário naquela região da zona norte.
Atualmente, aquele trecho, além da Ipanema e J.J. Lacerda, coincide também com outras duas vias movimentadas, as ruas Comendador Oeterer e Hermelino Matarazzo, que formam um binário de comunicação viária entre a zona norte e o centro da cidade.
A passagem de milhares de veículos por dia naquele entroncamento de vias públicas gera opções de acessos às mais variadas regiões da cidade e em vários sentidos de direção. O viaduto ampliará as alternativas viárias, melhorando o fluxo do trânsito.
Quanto ao BRT
O informe também rebate posição divulgada naquela ocasião (11 de maio) de que a construção desse viaduto é uma das ações consideradas de extrema importância para o corredor norte-sul do projeto do BRT - sistema de ônibus rápido. Ontem, a nota desvinculou esse viaduto de qualquer ligação direta com o BRT.
Juntamente com o viaduto, outra ação considerada prioritária para o BRT era a desapropriação de uma área na zona norte. Essa área, no Vitória Régia, é ocupada por diversas famílias, tem parte destinada à construção de um terminal do sistema BRT. Em maio, a Prefeitura também informou que conversas com os proprietários e as famílias ocupantes da área estavam sendo feitas de forma amigável. A área necessária para a construção do terminal é estimada em 45 mil metros quadrados, equivalente a menos de 10% de todo o terreno.
Fonte: Clique aqui


Prefeitura quer fazer concessão para instalações do BRT Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba enviou, no mês passado, para a Câmara local um projeto de lei para a concessão por um prazo de 20 anos de área municipal para a construção de instalações do sistema BRT da cidade. A área destinada é a antiga garagem da empresa TCS, na avenida Ipanema, e foi desapropriada pelo Poder Público no governo anterior, com destinação para projeto que não foi levado adiante. Ao fim da concessão, o imóvel retorna ao patrimônio público, incluindo todas as melhorias nele feitas. O imóvel inicialmente escolhido para uso do BRT está hoje ocupado irregularmente por centenas de famílias. Para não causar problemas sociais com a possível remoção delas e também não atrasar o cronograma de implantação do sistema, a Prefeitura optou pelo imóvel da avenida Ipanema, por já ser municipal e se localizar na mesma região da anterior. A implantação do BRT na cidade implica em outras desapropriações, para construção de terminais e estações, por exemplo. Como no caso da garagem, elas são responsabilidade do Poder Público, em função do fato de todos os imóveis retornarem, assim, como as construções, ao Município, o que impacta positivamente nos custos da implantação e funcionamento do sistema.


Projeto de Sorocaba para otimização viária passa por comissão do Senado
O prefeito José Crespo e o secretário de Planejamento e Projetos da Prefeitura de Sorocaba, Luiz Alberto Fioravante, estão em Brasília participando da “Marcha de Prefeitos”, que teve início nesta segunda-feira (21) e segue até quinta-feira (24). Nesta terça-feira (22), um projeto de Sorocaba foi aprovado pela CAF- Corporação Andina de Fomento e segue agora para votação no plenário do Senado, nesta quarta.
Caso seja aprovado, a Prefeitura de Sorocaba poderá contar com um recurso financeiro de US$ 70 milhões, que serão investidos no Programa Ambiental e de Otimização Viária [...]da cidade, o qual visa aperfeiçoar a infraestrutura do município, em consonância com princípios de sustentabilidade, promovendo adequação do sistema viário às necessidades de mobilidade impostas pelo processo de desenvolvimento econômico vivenciado nos últimos anos em Sorocaba; articulando a oferta de infraestrutura de mobilidade com a necessidade de criação de espaços de convívio social e preservação ambiental; e reassentamento de famílias atualmente em situação de moradia precária nas áreas de proteção permanente.
O presente programa visa a intervenção de quatro obras que serão financiadas pela CAF. As ações praticadas são integradas para aumentar a vida útil de toda a estrutura do pavimento possibilitando a mobilidade, acessibilidade, o acesso e circulação da população com segurança e conforto. Vale salientar que este componente agrega valores, tais como: social, ambiental e de saúde, fortalecendo o desenvolvimento e dotando toda a população envolvida numa melhor qualidade de vida. Também é importante destacar a política do plantio de arvores e o manejo da sustentabilidade das áreas verdes em torno das intervenções. O financiamento que foi aprovado pela comissão também teve o apoio do deputado federal Jeferson Campos.
Matéria completa


BRT ganha campanha publicitária e imprensa terá prêmio de jornalismo
A empresa Consórcio BRT Sorocaba – ConSor, vencedora da concorrência internacional para implantação e operação do BRT no município, apresentou à imprensa, na tarde dessa quinta-feira (10), a campanha publicitária para divulgação do Bus Rapid Transit, o BRT.
Com anúncios para jornais e revistas, spots de rádio, filme comercial, peças on-line, posts em redes sociais e um aplicativo para tablets e celulares, a campanha ressalta os benefícios do novo sistema de transporte, que vai facilitar a mobilidade no município por meio de viagens mais rápidas e [...] confortáveis, com ônibus modernos e mais acessíveis a pessoas com necessidades especiais.
As obras do BRT começam em setembro deste ano e devem durar 24 meses. Ao fim desse prazo, a cidade terá 68 quilômetros de corredores interligando as regiões da cidade, 28 estações, 3 terminais e 4 estações de integração. “Nós acreditamos no transporte coletivo de qualidade como forma de melhorar a vida das pessoas, e o BRT será um passo muito importante nesse sentido para Sorocaba”, disse a empresária, Niege Chaves.
O evento também marcou o lançamento do “Prêmio de Jornalismo Mobilidade em Foco”. Iniciativa da ConSor, da STU e da Associação Sorocabana de Imprensa, com apoio da Prefeitura de Sorocaba e da URBES, o concurso irá reconhecer matérias que incentivem o debate sobre a mobilidade e contribuam para a evolução dos transportes na cidade.
O regulamento do prêmio está disponível em www.asisorocaba.org.br
Fonte: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/brt-ganha-campanha-publicitaria-e-imprensa-tera-premio-de-jornalismo/


Secretários participam de audiência sobre revitalização do Centro
O plano de revitalização do Centro Comercial de Sorocaba foi discutido em audiência pública no plenário da Câmara Municipal, na manhã de 28 de março. O debate contou com a presença dos Secretários Luiz Alberto Fioravante (Planejamento e Projetos) e Fábio Pilão (de Conservação, Serviços Públicos e Obras). Foram apresentados os planejamentos estratégicos com os estudos e projetos das obras viárias, transportes urbanos, parque e calçadas, que contemplam esta revitalização. Um planejamento que vai melhorar a qualidade de vida, o urbanismo
e o setor social.
De acordo com o secretário Fioravante, Sorocaba já passou por diversas revoluções, sendo importantíssimo para população ter o centro da cidade com uma cara nova. A recuperação das áreas deverá ser realizada em fases e prevê o uso do solo integrado com a mobilidade urbana; recuperação das calçadas e promoção da acessibilidade; gestão de estacionamento e plano
de vias integrais.
Um dos desafios é aumentar o uso coletivo e não individual, para isso estão previstas a implantação do trem metropolitano do VLT e BRT que buscam melhorar a mobilidade urbana, não apenas no Centro. Também está prevista a construção de um parque multimodal e de um grande parque expandindo a praça Frei Baraúna - “Está na hora de buscarmos os exemplos que deram certo no mundo e trazer para Sorocaba”, disse Fioravante, destacando que o Executivo vem desenvolvendo o plano em parceria com o Ministério das Cidades.
Matéria completa


Oficina tratou da gestão de estacionamento para melhoria da mobilidade urbana
Nesta quarta-feira (28), em torno de 30 técnicos da Urbes – Trânsito e Transportes e da Prefeitura de Sorocaba participaram da oficina de Gestão de Estacionamento para Melhoria da Mobilidade Urbana, com o engenheiro civil Bram Van Ooijenm, holandês especialista em projetos de transporte não motorizado e estacionamento, com experiência em mais de 50 cidades
do mundo.
A atividade integrou o trabalho que está sendo feito em Sorocaba dentro do projeto-piloto Eficiência Energética na Mobilidade Urbana (EEMU), desde janeiro de 2017. O projeto é uma cooperação Brasil-Alemanha, com recurso do governo alemão, que está sendo implantado no país, através de um acordo com o Ministério das Cidades e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).
O secretário de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravante, reforçou a importância deste trabalho para repaginar a mobilidade urbana na cidade. “Estamos trazendo para Sorocaba o que há de mais moderno em urbanismo no mundo. O Ministério das Cidades acreditou em nosso plano de governo e escolheu nossa cidade para este estudo impactante, então, nós vamos melhorar as ciclovias, as calçadas, tirar os obstáculos e aumentar acessibilidade para cadeirantes
e idosos.
Bram Van Ooijenm falou da importância de se investir no transporte público para contribuir com o planejamento da cidade. Ele, inclusive, elogiou o investimento do Governo Municipal na implantação do BRT (Bus Rapid Transit). “O BRT em Sorocaba será uma maneira maravilhosa de oferecer um transporte público de alta qualidade, conveniente para o uso da população. Este é um momento muito bom para mudar a gestão de estacionamento no município”, afirmou.
Segundo ele, cidades da Europa há anos já começaram esta transformação.
Matéria completa
