Com a reorganização do transporte coletivo na Zona Oeste de Sorocaba, agora a população tem mais oferta de horários na região, e a empresa BRT Sorocaba passa a transportar 75 mil passageiros por dia útil, somando toda a operação. A nova configuração do transporte na região Oeste leva o passageiro ao miniterminal Tatiana, à estação de conexão Santa Cruz e ao terminal Ipiranga, conduzindo para a integração com os terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a migração temporal entre diferentes linhas.
Ao todo, 13 linhas circulam possibilitando que o passageiro cruze a cidade dentro do sistema BRT pagando uma única tarifa. O Corredor Estrutural Oeste se integra aos corredores das zonas sul, leste e centro e conduz o passageiro ao bairro. Além destes acessos, o passageiro tem ainda 128 pontos de paradas que permitem que ingresse no sistema e chegue aos corredores exclusivos na zona norte.
Nos primeiros dias de operação, o passageiro começou a entender como funciona o novo formato e os itinerários. ”Nas primeiras semanas de ativação do Corredor Estrutural Oeste era natural que surgissem dúvidas, porque o passageiro estava tentando entender as mudanças que aconteceram. Agora, quase um mês após a inauguração, estamos em um ritmo dentro do esperado. As pessoas já estão se acostumando com as linhas e sabem quais trajetos farão. Uma nova rotina foi construída”, explica Paulo Roberto, gerente operacional da BRT Sorocaba.
No trecho, 47 veículos tecnológicos (wi-fi, USB, GPS, painéis internos e câmeras de segurança) auxiliam na nova dinâmica do transporte, facilitando que o passageiro se desloque dos extremos da cidade ao centro de maneira integrada e com mais agilidade.
Saindo do Corredor Estrutural Oeste, o passageiro tem a possibilidade de fazer deslocamentos também nos dois corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema) na zona norte, nos sete corredores estruturais (Leste, Centro, Sul, Américo, Hermelino Matarazzo e Binário – G. Osório e Com. Oeterer), nos dois terminais de ônibus (Vitória Régia e São Bento) e nas 26 estações preferenciais.
Até o momento, a BRT Sorocaba faz um balanço positivo de como as pessoas estão se adaptando à nova organização do transporte. ”Assim como aconteceu na ativação dos corredores exclusivos, vemos no trecho oeste o mesmo comportamento. Isso já é algo esperado por nós. Estamos confiantes e otimistas que as mudanças estão alinhadas ao momento. A cidade cresceu e o transporte também, por isso, as melhorias se fazem necessárias e já temos um novo ritmo”, finaliza.
Nova organização das linhas – Zona Oeste
Linhas alimentadoras com destino ao MINITERMINAL TATIANA
Linha diametral
D210 – Leste / Oeste (Avenidas Dr. Armando Pannunzio, General Carneiro, Centro e Av. São Paulo)
Linhas alimentadoras
A18 – Quintais do Imperador (Tatiana / Ipiranga)
A51 – Green Valey
A65/1 – Campolim/miniterminal Tatiana (circular)
A82 – Condomínio Ana Maria
Linhas alimentadoras com destino a estação de conexão Santa Cruz
A66 – Ipatinga
A67 – Ipanema das Pedras
Linha estrutural
E220 – Guadalajara / via Afonso Vergueiro
Linha troncal
T44/1- Tatiana (miniterminal Tatiana – Terminal Santo Antônio)
Linhas alimentadoras com destino ao TERMINAL IPIRANGA
Linhas alimentadoras
A18 – Quintais do Imperador (Ipiranga / Tatiana)
A11 – Manchester / Ipiranga (circular)
A63 – Jardim Simus (circular)
A260 – Wanel Ville V
A261 – Circular Wanel Ville II e III (circular)
A262 – Ouro Fino / Esmeralda (circular)
A273 – Júlio de Mesquita / Piazza Di Roma
A274 – Júlio de Mesquita / Wanel Ville IV
A277 – Santa Bárbara
A278 – Jardim Montreal
Linhas estruturais
E230 – Central Parque / São Marcos
E231 – Central Parque / Piazza de Roma
Linhas troncais com destino ao Terminal Santo Antônio
T240 – Expresso Ipiranga (via General Carneiro)
T250 – Expresso Ipiranga (via General Osório)
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