Sistema
Brt

O BRT

BRT significa Bus Rapid Transit (Transporte Rápido por Ônibus), ou seja, é um sistema de mobilidade urbana rápida que oferece conforto, segurança e eficiência que propõe melhorias na infraestrutura do transporte público coletivo.

Um novo conceito de locomoção por ônibus

A proposta do sistema visa também a inclusão social, já que sua infraestrutura é acessível para pessoas com necessidades especiais, e a redução do impacto ambiental, suprindo a necessidade de uso de carros e motos pela cidade.

Características do Sistema

O Sistema BRT possui terminais e estações integrados, uma rede de ônibus com faixa exclusiva BRT no canteiro central, faixa preferencial do lado direto nos corredores estruturais e estações com acessibilidade de embarque e desembarque.

Para a comodidade e segurança dos passageiros, tem ainda um sistema de ITS composto por Wi-fi, ATMs (totens de autoatendimento), câmeras com monitoramento de segurança 24h nas vias, estações e nos veículos, além de TVs e painéis informativos e digitais nas estações, terminais e ônibus.

Benefícios

Tecnologia

Tecnologia de ponta para controle e segurança

O BRT possui veículos de alta capacidade e um Centro de Controle Operacional que monitora a frota via GPS.

Sustentabilidade

Mobilidade urbana com sustentabilidade

Pensando na redução do impacto ambiental, a frota do BRT possui tecnologia para emitir menos ruído e menos poluentes, através do uso de energia limpa (fotovoltaica).

Acessibilidade

Soluções para pessoas de necessidades especiais

Garantimos acesso nas paradas do sistema BRT com piso podotátil (que auxilia pessoas com limitação visual) e conforto para os usuários de cadeira de rodas, muletas e outros.

Inovação

A melhor infraestrutura de locomoção para você

São mais de 16 km de corredores BRT espalhados por Sorocaba, além de 24 km de faixas exclusivas e 28 estações modernas.

BRT NO BRASIL

O Sistema foi criado em 1974 pelo arquiteto e então prefeito de Curitiba – PR, Jaime Lerner, e transformou a cidade em um case de sucesso urbano.

A conquista renomada mundialmente foi expandida para mais de 30 países, como China, México e Estados Unidos.

Veja no mapa ao lado, capitais brasileiras com o sistema.