BRT Sorocaba realiza campanha de educação no trânsito

 

A Concessionária BRT Sorocaba começou a realizar uma campanha de educação no trânsito nesta segunda-feira, 16 de agosto de 2021. Com a mensagem “Sinal Verde Pela Vida”, a ação visa estimular a conscientização e a importância de seguir as normas de segurança durante os deslocamentos.

Fruto de uma parceria com a Urbes – Trânsito e Transporte e a Semob (Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico) de Sorocaba, a campanha é destinada para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, todos agentes que compõem o trânsito na cidade.

Neste contexto, a campanha traz mensagens que reforçam os cuidados necessários para que haja um trânsito seguro e que devem ser praticados por todos, diariamente. Para falar com a população, o conteúdo da campanha brinca com o “sorocabanês”, isto é, usa jargões próprios e conhecidos dos sorocabanos.

Entre as mensagens, estão que o “pedestre, sempre vá andandinho na faixa exclusiva” e o “motorista castele a avenida pra ter atenção redobrada com os pedestres e passageiros”.

 

ACIDENTES

De acordo com dados da Urbes – Trânsito e Transporte, nos últimos três anos (2020, 2019 e 2018), a Zona Norte, que também é a maior região da cidade, foi a área com o mais alto índice de acidentes no trânsito. Em 2020, por exemplo, do total de 1.298 ocorrências, 527 foram registradas nessa região.

Neste mesmo ano, o número de incidentes foi de 323 na Zona Oeste, 200 no Sul, 144 no Leste, 97 no Centro e sete na área industrial.

Para Manoel Ferreira, diretor de operações da Concessionária BRT Sorocaba, é fundamental que haja a máxima atenção e prudência nos deslocamentos, para que a mobilidade urbana seja segura a todos. “Todas as vidas estão envolvidas e é isso que queremos reforçar. Quem atravessa a rua ou quem conduz um ônibus, um carro ou uma moto deve agir com a máxima atenção e seguir as regras vigentes. Elas existem para o bem-estar coletivo e temos que lembrar disso. Temos o compromisso com o segurança de todos e, por isso, fazemos esse alerta”, disse Ferreira, em nota.

Além da campanha destinada ao público geral, os profissionais que atuam na empresa também receberão orientações de reforço sobre os cuidados preventivos para a segurança no trânsito.

As mensagens poderão ser vistas nas redes sociais, nas TVs internas de 80 ônibus, dos terminais Vitória Régia e São Bento, bem como, na operação das 22 estações distribuídas nos corredores Itavuvu e Ipanema, e também, em alguns veículos de imprensa.

 

Acesse a matéria no Diário do Transporte.