A Concessionária BRT Sorocaba deu início ao treinamento dos profissionais que estarão trabalhando na primeira fase de operação parcial do eixo norte-sul do sistema BRT (Bus Rapid Transit). Motoristas, agentes de bordo e técnicos de gestão do transporte estão recebendo treinamento das novas atividades e passam por imersão com os veículos, os sistemas e as novas tecnologias.
O instrutor de treinamento, Márcio Constantino, destaca que o grande desafio é a quantidade de novidades tecnológicas, pois os veículos conhecidos eram mais simples. Antes dos testes práticos, os funcionários conheceram os detalhes do sistema em sala de aula. “ O embarque em nível é bem peculiar e diferente (lado esquerdo) do que era conhecido até então. Todos estavam acostumados somente com o embarque pelo lado direito. Os profissionais estão aprendendo rápido e se sentem muito animados para o início da operação”, afirma.
Segundo Manoel Ferreira, Diretor de Operações do BRT, estes profissionais estarão dedicados ao atendimento de passageiros em horários que vão das 4h à meia-noite. “O sistema BRT é muito além de veículos e corredores, é preciso entendimento de todo aparato que teremos disponível. A partir de quarta-feira (5) intensificaremos os treinos práticos no trânsito. Em paralelo, seguimos com a implantação nos demais corredores. A operação iniciará com testes e por etapas ao final das obras de cada corredor”, explica.
Projeto BRT
O trecho que será ativado em breve terá 43 novos ônibus, sendo 29 tipo padron com 12,5 metros e 14 superarticulados com 23 metros. A frota beneficiará mais de 120 mil sorocabanos e circulará no Corredor Itavuvu, Corredor Sul, parte da Área Central, Corredor General Osório e Terminal Vitória Régia. Todos os veículos são Mercedes-Benz, possuem maior capacidade de passageiros, wi-fi gratuito, tomadas USB, monitoramento interno de câmeras, ar-condicionado e motores mais silenciosos. A nova operação será controlada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e monitorada por GPS.
O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência, tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais. Ele permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população. Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes.
Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.
Acesse matéria no Cruzeiro do Sul.