BRT tem 99,98% de índice de cumprimento de viagens

 

O sistema de corredores de ônibus rápidos (BRT) de Sorocaba, no interior paulista, tem conseguido números significativos quanto ao cumprimento de viagens.

De acordo com o consórcio operador, os dados que são acompanhados pela Urbes, que é o órgão gestor municipal, mostram que somente no mês de outubro deste ano de 2021, o índice de cumprimento de viagens do sistema foi de 99,98%. O balanço do mês de novembro ainda não foi concluído.

O resultado interfere em outro indicador importante para um sistema de transportes: a satisfação do passageiro e o índice de reclamações.

Em outubro de 2021, foram transportados 1,128 milhão de passageiros e houve apenas uma reclamação, segundo o Consórcio BRT Sorocaba.

Muitos podem pensar: mas operando em corredores, fica fácil cumprir viagens e deixar o passageiro satisfeito.

Mas, quem conhece transporte, sabe que só ter corredor não basta para ter uma eficiência na operação de serviços, muito embora, sem vias dedicadas, isso não seria possível.

De acordo com os diretores do Consórcio BRT Sorocaba, Niege Chaves e Manoel Magalhães Ferreira, uma conjunção de ações e investimentos podem explicar os altos índices de cumprimento de viagem e satisfação.

Entre estes fatores estão qualificação e satisfação dos trabalhadores do sistema, informações para os passageiros, infraestrutura, monitoramento, geração e gestão de dados (não basta gerar dados se depois não se sabe o que fazer com eles) e estratégias operacionais, além de frota nova, cuja idade média atual é inferior a um ano.

“Em todos os terminais, temos ônibus de reserva estrategicamente parados. Se percebemos pelo monitoramento que poderá haver algum atraso ou não cumprimento de viagem, já acionamos estes veículos e depois readequamos o serviço” – explicou Magalhães.

“A qualificação dos colaboradores é constante, o que mostra a importância do papel humano cada vez maior. A tecnologia é outro foco. Temos a integração de todas as funcionalidades e serviços tecnológicos de monitoramento e operação. Em nosso CCO, por exemplo, de fato fazemos o controle do sistema e intervimos com respostas rápidas a qualquer ocorrência” – disse Niege Chaves.

 

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