Com 34 quilômetros de extensão, em três corredores exclusivos, o sistema de BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) da cidade paulista de Sorocaba terá sua concessão precedida de obra, uma inovação no mercado brasileiro. A concessionária BRT Sorocaba, Sociedade de Propósito Específico (SPE), formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, será a responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo, realizando as obras de implantação e futuramente na operação do sistema de corredores de ônibus.
Ainda, segundo a BRT Sorocaba, na maioria dos projetos semelhantes a este, o poder público investe na obra, faz licitações e depois cede a infraestrutura para que uma concessionária opere o transporte. No caso sorocabano, o concessionário aplicará recursos próprios (cerca de dois terços do investimento total do projeto é do consórcio BRT Sorocaba e o restante é investimento do governo municipal), implanta o sistema, investe na frota e opera. Ao final do período de concessão, os investimentos em infraestrutura são revertidos para o próprio poder público. Serão investidos R$ 384 milhões em obras de infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e ITS – sendo R$ 133 milhões da subvenção da Prefeitura de Sorocaba (R$ 127 milhões vindos do Governo Federal) e o restante de responsabilidade do concessionário (iniciativa privada).
José Henrique de Avila, presidente da Concessionária BRT Sorocaba, enfatizou que para as operadoras, a modalidade de contratação permite que esta tenha melhor controle da adequação da infraestrutura e dos sistemas a sua maneira de operar, podendo garantir melhores condições de qualidade e manutenção durante a prestação dos serviços. “Ao concluir as obras do corredor Itavuvu (principal trecho) no começo de 2020, será dado início a uma operação específica e parcial do sistema para este corredor. No final do ano, todo empreendimento estará em operação e beneficiando a população da cidade”, comentou ele.
A concessionária ressalta que o BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência tornando os deslocamentos coletivos mais rápidos do que os atuais. O projeto teve origem no poder público, mas todo empreendimento está sendo feito de acordo com procedimentos de empresa privada. Tal aspecto proporcionará maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população. Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes.
O projeto prevê pavimento rígido de concreto para os trechos de corredores exclusivos do BRT e pavimento flexível, concreto betuminoso, para os corredores estruturais. O executivo disse que a Concessionária BRT Sorocaba colocará em circulação de 125 ônibus, sendo 73 Padron, 11 de tecnologia diferenciada de 15 metros e 41 articulados. Todos com sistema de ar-condicionado. Perguntado se o sistema utilizará alguma tecnologia alternativa na tração dos ônibus, de Avila observou que a princípio não. “Porém, estamos acompanhando o avanço de outras tecnologias, como por exemplo elétrica, e pretendemos fazer alguns testes operacionais para avaliar a eventual viabilidade ao nosso contrato”, disse.
Os diferenciais do projeto de BRT:
Rapidez na viagem: deslocamento por corredores e faixas exclusivas.
Economia e embarque rápido: tarifa paga na entrada das estações.
Conforto: veículos com ar-condicionado, conexão de internet via Wi-Fi gratuito e câmeras de segurança.
Acessibilidade e segurança: estações no canteiro central sinalizadas e protegidas.
Mobilidade: interligação com as linhas de ônibus.
Previsibilidade: viagens monitoradas e informações de espera e de deslocamento fornecidas em tempo real por monitores nas estações, possibilitando que as pessoas se planejem melhor.
Fonte: https://www.revistaautobus.com.br/artigo/brt-de-sorocaba-tera-novo-tipo-de-concessao