BRT Sorocaba requalifica Zona Norte da cidade ao valorizar e dar visibilidade ao comércio

 

O transporte público como ferramenta para requalificar espaços urbanos de uma cidade.

O que já é conhecido por estudiosos do assunto pode já ser observado em Sorocaba, interior de São Paulo, com a entrada em operação do sistema BRT.

Os ônibus rápidos produziram um fluxo diário de 1500 viagens, transportando 52 mil pessoas diariamente. São números que mostram como a ativação do BRT aumentou a circulação de pessoas nas Avenidas Itavuvu e Ipanema.

Para implantar o sistema, cerca de 25 km de vias foram revitalizadas, com 76.000 m² de asfalto recapeados e 5 km de calçadas refeitas. Isso ajudou na valorização e visibilidade do comércio, e dos empreendimentos e imóveis localizados nos trechos.

O diretor de operações do BRT Sorocaba, Manoel Ferreira, explica que com maior capilaridade e a reorganização do transporte público, os sorocabanos estão realizando mais deslocamentos para a zona Norte com mais agilidade, previsibilidade e segurança. Isso, explica, tem potencializado o movimento de público na localidade.

Com isso, o comércio e as empresas da região passam a ser melhor qualificadas.

Mais pessoas estão andando de ônibus para chegar ao comércio local. Desde a inauguração do BRT, notamos a abertura de várias lojas novas, seja um grande varejista a pequenos empresários. Acreditamos que devido às vias requalificadas, organizadas, monitoradas e com transporte de qualidade tem atraído a população, pois se sentem mais seguros. Ver essa nova realidade nos anima, porque sabemos que o projeto BRT está ajudando também o desenvolvimento da nossa cidade”, destaca Ferreira.

O BRT permite que os deslocamentos sejam mais rápidos, reduzindo atrasos em congestionamentos, proporcionando conforto e satisfação dos passageiros. São alguns dos atributos que fazendo com que o fluxo de público cresça, e demonstrem que a melhoria do sistema de transporte favoreceu também a dinâmica da região e da economia local.

Ferreira explica que a chegada do BRT trouxe inúmeras benfeitorias para todos, desde o comerciante ao morador do bairro com vias requalificadas, melhorias de paisagem, visibilidade para o comércio, área monitorada, progresso do trânsito, a valorização de imóveis e o aumento na circulação de pessoas.

Ele vislumbra que esses mesmos ganhos chegarão para a zona Oeste quando as obras do Corredor Oeste forem concluídas.

Uma cidade mais sustentável se apoia na eficiência do território urbano: basta apenas concentrar esforços para requalificar, modernizar e manter o existente. Este papel tem no transporte público um agente de destaque.

 

OBRAS DO BRT IMPULSIONARAM ECONOMIA

As obras na zona Norte impulsionaram a economia do município com a geração de emprego e renda. No período de construção do Corredor Itavuvu e do Terminal Vitória Régia, os serviços possibilitaram o surgimento de mais de 350 empregos diretos e 1050 indiretos.

A BRT Sorocaba priorizou a contratação de mais de 81 fornecedores de serviços e 128 de materiais da região, dessa forma, injetando capital no comércio.

 

Acesse matéria no Diário do Transporte.