BRT Sorocaba trouxe tecnologia para o transporte coletivo e ajudou no desenvolvimento econômico da Zona Norte

 

No final de agosto, o sistema de transporte BRT Sorocaba completará dois anos de operação e sua ativação confirma como a mobilidade urbana favorece o progresso de uma cidade. De acordo com pesquisa recente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), 78% dos sorocabanos afirmam que a chegada do BRT trouxe melhorias para os deslocamentos. 

Diariamente mais de 53 mil passageiros são transportados da Zona Norte para diferentes pontos da cidade. Com a ativação dos corredores nas Avenidas Itavuvu e Ipanema e dos Terminais Vitória Régia e São Bento, houve um aumento na circulação de pessoas, com isso, gerou o crescimento do comércio e dos serviços na região. 

Segundo informações da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), de 30% a 40% da economia da cidade está localizada na região norte e, somente na Avenida Itavuvu, estão concentrados 700 estabelecimentos comerciais.

Manoel Ferreira, diretor de operações da BRT Sorocaba, explica que agora as pessoas podem escolher ir ao Centro ou ficar na Zona Norte. “Percebemos que junto com a chegada do BRT vieram também novos comércios e a expansão de outros que já existiam. A facilidade para o deslocamento e a boa localização das estações auxilia o consumidor que também é passageiro a chegar mais rapidamente ao seu destino. Além disso, o passageiro faz uma viagem monitorada e nunca está sozinho, estamos acompanhando todo trajeto. Isso gera mais tranquilidade para o usuário”.

O sistema oferece um transporte mais confortável e seguro com veículos novos e mais modernos, todos com tomadas USB, wi-fi, monitoramento de câmeras, ar-condicionado e motores mais silenciosos. Ainda segundo a pesquisa ANTP, 89,9% dos entrevistados avaliaram o quesito conforto como ótimo/bom e 88,5% consideraram a segurança como ótimo/bom. Os resultados mostram a satisfação do passageiro com o sistema BRT Sorocaba.

Ferreira destaca ainda que o BRT gerou a inclusão social possibilitando a locomoção de pessoas com necessidades especiais, como cadeirantes e indivíduos com limitação visual, a partir da instalação de piso podotátil e rampas de acesso no entorno das estações, terminais e pontos de parada. “Essa é uma parcela da população que também é cidadã e que merece ser acolhida e respeitada. Para nós, é uma grande satisfação ter a possibilidade de servi-los”, diz.

 

Acesse matéria no ZNorte.