Compliance
Nosso compromisso
A Concessionária de serviços BRT Sorocaba comprometida com a Transparência e Integridade das suas atividades, instituiu o Programa de Compliance a fim de promover seus valores e princípios e garantir a excelência no desenvolvimento dos nossos negócios.
Nós acreditamos que, ao FAZER O CERTO DO JEITO CERTO, contribuímos para o desenvolvimento de um ambiente de negócio sustentável e uma sociedade mais justa e solidária.
Dessa forma, elaboramos e divulgamos o nosso Código de Ética e Conduta, estabelecemos políticas e procedimentos, avaliamos os riscos do negócio, capacitamos nossos colaboradores e os orientamos sobre a necessidade de respeitar leis, regulamentos e agir de forma ética.
Uma empresa é construída por suas pessoas, pelas relações entre elas e pela interação de todos com a sociedade, por isso diariamente reforçamos esse compromisso, para que todos os envolvidos nas operações da BRT Sorocaba sigam juntos esses mesmos princípios.
“A ÉTICA É UM COMPROMISSO QUE DEVE SER CONSTANTEMENTE ASSINADO POR CADA UM DE NÓS.”
Pilares do Compliance
As ações de Compliance e Integridade têm como base o compromisso da liderança, o treinamento e a comunicação com todos os públicos da empresa.
Estão estruturadas em dois eixos de atuação: prevenção e monitoramento.
Prevenção
Código de Ética é o instrumento que guia a conduta ética da BRT Sorocaba, aplicável a todos os colaboradores e parceiros. Assegura a manutenção de um ambiente de negócios ético, transparente e aderente à legislação vigente nos mercados em que a Companhia atua.
Controles Internos são instrumentos e procedimentos que buscam detectar e prevenir riscos, bem como trazer segurança empresarial. Como exemplo, o estabelecimento de alçadas para autorização de pagamentos e o sistema de aprovação de transações.
Avaliação de Fornecedores é o processo de avaliação dos nossos fornecedores e parceiros com o objetivo de conhecer seus aspectos financeiros e operacionais, além de fatores como Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Responsabilidade Social e Compliance. Essa atividade é fundamental para garantir a sustentabilidade dos nossos negócios.
Instrumentos Contratuais os contratos firmados com fornecedores têm uma cláusula contratual nomeada “Cláusulas de Compliance”, que trata de questões sobre leis anticorrupção e melhores práticas de conduta ética. Também está prevista a suspensão do contrato caso a cláusula seja desrespeitada.
Políticas e Procedimentos são documentos que estabelecem regras para diversos processos e áreas de negócio da BRT Sorocaba. Entre elas, a Norma de Relacionamento com o Poder Público, a de Segurança da Informação e a de Relacionamento com Fornecedores.
Avaliação de Riscos é o mapeamento e a gestão dos riscos empresariais, que orientam as ações de Compliance e Integridade. A revisão constante desse processo contribui para a evolução dessas ações.
Gestão de Requisitos Legais trata-se do mapeamento e da gestão dos requisitos legais aplicáveis a Companhia.
Agentes de Compliance são colaboradores de diversas áreas de negócio da BRT Sorocaba que, além de suas atividades ordinárias, desempenham o papel de multiplicar as ações de compliance e prezar pela manutenção da cultura de ética, integridade e transparência.
Monitoramento
Canal Confidencial (O Canal de Denúncias é o canal de comunicação para o recebimento de reclamações ou denúncias de violações ao Código de Ética e Conduta. Operado por uma empresa independente, o canal pode ser acessado por qualquer pessoa através do site www.contatoseguro.com.br/brtsorocaba ou por telefone, sendo assegurado o anonimato.
Tratamento de Incidentes (Investigação das denúncias) é a apuração e a resolução de todas as denúncias recebidas pelo canal confidencial. O processo envolve todas as áreas corporativas e o Comitê de Ética, procurando garantir um ambiente de negócios transparente e ético.
Auditoria (Monitoramento) são mecanismos que previnem, detectam e recomendam correções no caso de violações às diretrizes empresariais, podendo elas ser internas, de instituições financeiras ou de órgãos parceiros.
Medidas Disciplinares são aplicadas nos casos de violações ao Código de Ética e Conduta e a políticas internas, de acordo com a sua gravidade. O Comitê de Ética é o responsável por recomendar a aplicação das medidas disciplinares.
Monitoramento Contínuo de Transações é um mecanismo de monitoramento constante de todo o Programa de Compliance e Integridade, feito com base em estudos de combate à lavagem de dinheiro e à corrupção. São avaliações e testes mensais em bases de dados contábeis, financeiros e de suprimentos, com o objetivo de identificar os chamados red flags, ou sinais e indicadores de suspeitas.
Compromisso da Liderança
É o comprometimento da liderança em apoiar o desenvolvimento e a divulgação das ações de Compliance e Integridade.
Treinamento e comunicação
São workshops, treinamentos presenciais e eletrônicos e campanhas de sensibilização para todos os públicos de relacionamento da BRT Sorocaba sobre as ações de Compliance e Integridade. Nessas atividades, são divulgados o Código de Ética e Conduta e a Norma de Relacionamento com o Poder Público, entre outras diretrizes.
Código de Ética e Conduta
A concessionária BRT Sorocaba acredita no respeito aos princípios éticos para manutenção e perenidade da prestação de serviços de mobilidade urbana com qualidade, transparência e sustentabilidade, e foi com o propósito de difundir sua visão e valores que o presente Código de Ética e Conduta foi elaborado.
Ele deve servir de referência para tomada de decisões, desde as mais comuns até as mais estratégicas.
Políticas
Para orientar os comportamentos e ações de todos os integrantes da Companhia, foram elaboradas as políticas de Compliance, com regras detalhadas de como os colaboradores devem proceder entre si e no relacionamento com Acionistas, Usuários, Fornecedores, Agentes Públicos, Comunidades e a Sociedade em Geral.
É uma proposta moderna e que responde às questões mais atuais da sociedade, com orientações sobre práticas anticorrupção, lavagem de dinheiro, conflitos de interesse, relacionamentos com fornecedores e acionistas, entre outros. São regras claras e objetivas para não deixar dúvidas na tomada de decisão pelo funcionário.
Canal de denúncias
Imparcial e transparente, o Canal de Denúncias funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e funciona como um canal para comunicação de situações de descumprimento ao Código de Ética e Conduta. Por ser um canal externo, garante a confidencialidade das informações e apurações, preserva a identidade das pessoas envolvidas e promove um ambiente melhor para todos.
Telefone: 0800 800 7272
Website: www.contatoseguro.com.br/brtsorocaba