Compliance

Nosso compromisso

A Concessionária de serviços BRT Sorocaba comprometida com a Transparência e Integridade das suas atividades, instituiu o Programa de Compliance a fim de promover seus valores e princípios e garantir a excelência no desenvolvimento dos nossos negócios.

Nós acreditamos que, ao FAZER O CERTO DO JEITO CERTO, contribuímos para o desenvolvimento de um ambiente de negócio sustentável e uma sociedade mais justa e solidária.

Dessa forma, elaboramos e divulgamos o nosso Código de Ética e Conduta, estabelecemos políticas e procedimentos, avaliamos os riscos do negócio, capacitamos nossos colaboradores e os orientamos sobre a necessidade de respeitar leis, regulamentos e agir de forma ética.

Uma empresa é construída por suas pessoas, pelas relações entre elas e pela interação de todos com a sociedade, por isso diariamente reforçamos esse compromisso, para que todos os envolvidos nas operações da BRT Sorocaba sigam juntos esses mesmos princípios.

“A ÉTICA É UM COMPROMISSO QUE DEVE SER CONSTANTEMENTE ASSINADO POR CADA UM DE NÓS.”

Pilares do Compliance

As ações de Compliance e Integridade têm como base o compromisso da liderança, o treinamento e a comunicação com todos os públicos da empresa.

Estão estruturadas em dois eixos de atuação: prevenção e monitoramento.

Prevenção

  • Código de Ética é o instrumento que guia a conduta ética da BRT Sorocaba, aplicável a todos os colaboradores e parceiros. Assegura a manutenção de um ambiente de negócios ético, transparente e aderente à legislação vigente nos mercados em que a Companhia atua.

  • Controles Internos são instrumentos e procedimentos que buscam detectar e prevenir riscos, bem como trazer segurança empresarial. Como exemplo, o estabelecimento de alçadas para autorização de pagamentos e o sistema de aprovação de transações.

  • Avaliação de Fornecedores é o processo de avaliação dos nossos fornecedores e parceiros com o objetivo de conhecer seus aspectos financeiros e operacionais, além de fatores como Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Responsabilidade Social e Compliance. Essa atividade é fundamental para garantir a sustentabilidade dos nossos negócios.

  • Instrumentos Contratuais os contratos firmados com fornecedores têm uma cláusula contratual nomeada “Cláusulas de Compliance”, que trata de questões sobre leis anticorrupção e melhores práticas de conduta ética. Também está prevista a suspensão do contrato caso a cláusula seja desrespeitada.

  • Políticas e Procedimentos são documentos que estabelecem regras para diversos processos e áreas de negócio da BRT Sorocaba. Entre elas, a Norma de Relacionamento com o Poder Público, a de Segurança da Informação e a de Relacionamento com Fornecedores.

  • Avaliação de Riscos é o mapeamento e a gestão dos riscos empresariais, que orientam as ações de Compliance e Integridade. A revisão constante desse processo contribui para a evolução dessas ações.

  • Gestão de Requisitos Legais trata-se do mapeamento e da gestão dos requisitos legais aplicáveis a Companhia.

  • Agentes de Compliance são colaboradores de diversas áreas de negócio da BRT Sorocaba que, além de suas atividades ordinárias, desempenham o papel de multiplicar as ações de compliance e prezar pela manutenção da cultura de ética, integridade e transparência.

Monitoramento

  • Canal Confidencial (O Canal de Denúncias é o canal de comunicação para o recebimento de reclamações ou denúncias de violações ao Código de Ética e Conduta. Operado por uma empresa independente, o canal pode ser acessado por qualquer pessoa através do site www.contatoseguro.com.br/brtsorocaba ou por telefone, sendo assegurado o anonimato.

  • Tratamento de Incidentes (Investigação das denúncias) é a apuração e a resolução de todas as denúncias recebidas pelo canal confidencial. O processo envolve todas as áreas corporativas e o Comitê de Ética, procurando garantir um ambiente de negócios transparente e ético.

  • Auditoria (Monitoramento) são mecanismos que previnem, detectam e recomendam correções no caso de violações às diretrizes empresariais, podendo elas ser internas, de instituições financeiras ou de órgãos parceiros.

  • Medidas Disciplinares são aplicadas nos casos de violações ao Código de Ética e Conduta e a políticas internas, de acordo com a sua gravidade. O Comitê de Ética é o responsável por recomendar a aplicação das medidas disciplinares.

  • Monitoramento Contínuo de Transações é um mecanismo de monitoramento constante de todo o Programa de Compliance e Integridade, feito com base em estudos de combate à lavagem de dinheiro e à corrupção. São avaliações e testes mensais em bases de dados contábeis, financeiros e de suprimentos, com o objetivo de identificar os chamados red flags, ou sinais e indicadores de suspeitas.

Compromisso da Liderança

É o comprometimento da liderança em apoiar o desenvolvimento e a divulgação das ações de Compliance e Integridade.

Treinamento e comunicação

São workshops, treinamentos presenciais e eletrônicos e campanhas de sensibilização para todos os públicos de relacionamento da BRT Sorocaba sobre as ações de Compliance e Integridade. Nessas atividades, são divulgados o Código de Ética e Conduta e a Norma de Relacionamento com o Poder Público, entre outras diretrizes.

Código de Ética e Conduta

A concessionária BRT Sorocaba acredita no respeito aos princípios éticos para manutenção e perenidade da prestação de serviços de mobilidade urbana com qualidade, transparência e sustentabilidade, e foi com o propósito de difundir sua visão e valores que o presente Código de Ética e Conduta foi elaborado.

Ele deve servir de referência para tomada de decisões, desde as mais comuns até as mais estratégicas.

Políticas

Para orientar os comportamentos e ações de todos os integrantes da Companhia, foram elaboradas as políticas de Compliance, com regras detalhadas de como os colaboradores devem proceder entre si e no relacionamento com Acionistas, Usuários, Fornecedores, Agentes Públicos, Comunidades e a Sociedade em Geral.

É uma proposta moderna e que responde às questões mais atuais da sociedade, com orientações sobre práticas anticorrupção, lavagem de dinheiro, conflitos de interesse, relacionamentos com fornecedores e acionistas, entre outros. São regras claras e objetivas para não deixar dúvidas na tomada de decisão pelo funcionário.

Canal de denúncias

Imparcial e transparente, o Canal de Denúncias funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e funciona como um canal para comunicação de situações de descumprimento ao Código de Ética e Conduta. Por ser um canal externo, garante a confidencialidade das informações e apurações, preserva a identidade das pessoas envolvidas e promove um ambiente melhor para todos.

Telefone: 0800 800 7272
Website: www.contatoseguro.com.br/brtsorocaba