Dados da ANTP estimam que presença do BRT pode equivaler a menos 8 mil carros no trânsito da cidade

 

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro de 2022, momento de se pensar em soluções ambientalmente mais sustentáveis para nossas cidades.

A concessionária BRT Sorocaba, que completou dois anos de serviços com ônibus rápidos na cidade do interior paulista, aproveita para reforçar e de mostrar a importância da valorização do transporte coletivo para a sustentabilidade e qualidade de vida nas cidades.

Afinal, a adoção do transporte coletivo no dia-a-dia de uma cidade implica em menos veículos motorizados (carros e motos) nas ruas, e menos emissão de poluentes. Sobra mais espaço para as pessoas, e a melhor qualidade do ar reduz as doenças respiratórias.

O BRT de Sorocaba estima que, por viagem, a frota de 77 ônibus ajude na redução da circulação de aproximadamente 8,4 mil veículos na cidade.

Do total de ônibus na operação, 48 são do modelo padron, 21 superarticulados e 8 articulados. Sendo que, os superarticulados possuem uma capacidade de 170 passageiros, os articulados de 115 e os padron de 82”, informa o Consórcio que opera o sistema de ônibus rápidos.

A ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos estima que o deslocamento realizado com ônibus favorece a diminuição dos congestionamentos e da poluição. E isso é fundamental para a qualidade de vida na cidade, pois um ônibus comum polui oito vezes menos que um carro, por passageiro transportado.

O diretor de operações da BRT Sorocaba, Manoel Ferreira, destaca outro fator importante: a integração de modos ativos aos ônibus do sistema. Ele lembra que o passageiro pode escolher entre ir direto para os terminais, estações ou pontos de parada, mas também pode mesclar o trajeto utilizando a bicicleta ou a pé.

“Temos na cidade uma rede cicloviária com mais de 100 quilômetros e a população usa muito essa alternativa. Para alguns passageiros, a bicicleta complementa o primeiro ou último trecho dos deslocamentos. Nos terminais Vitória Régia e São Bento temos espaços exclusivos para que possam guardar a bike e seguir viagem de ônibus”, diz Ferreira.

Manifestando sua opinião sobre a importância do BRT para a cidade de Sorocaba, atualmente com 700 mil habitantes, o diretor do sistema acredita que uma mobilidade urbana de qualidade é aquela que oferece possibilidades, rapidez e conforto para o passageiro. “Ofertamos um sistema de transporte ágil que ocupa menos espaço nas vias e transporta muito mais, por isso, incentivamos que as pessoas busquem cada vez mais o transporte coletivo como opção para os deslocamentos”, conclui.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes.

 

Acesse matéria no Portal da ANTP.