Hub UniQ permite operação de alta performance para sistema BRT

 

 

A operação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) Sorocaba é uma rede de dados que possui uma gestão fácil e eficiente concentrada em uma única interface por meio da solução Hub UniQ. Ao todo, 16 soluções inteligentes conectam dispositivos de câmeras, catracas, sensores, painéis eletrônicos, wi-fi, telemetria, GPS, além dos sistemas de áudio e vídeo.

O Hub UniQ é uma plataforma que unifica todos os sistemas e dispositivos existentes para o controle operacional do transporte coletivo de forma inteligente. O sistema monitora todos os dispositivos integrados, gerenciando-os, detectando eventuais problemas e emitindo alertas. Sendo possível, controlá-los por meio de uma central ou até mesmo por um tablet ou smartphone, o que permite intervenções remotas e agilidade nas resoluções.

De acordo com Fernando Cesar, CEO da UniQ, a plataforma oferece uma padronização da informação e assertividade para a gestão do transporte coletivo. ”Essa é uma vantagem primordial. Com essa solução, tanto a concessionária que opera o sistema como o agente fiscalizador tem acesso a mesma informação. A transparência e clareza nos dados facilita o dia-dia de ambos os lados. A mobilidade urbana ganha com a inovação e a melhoria nos processos de gestão. Tudo isso, com segurança e confidencialidade de dados”, explica.

Para os passageiros que utilizam o sistema BRT é possível usar o wi-fi nos ônibus/terminais, ter acessibilidade e facilidade para embarque e desembarque, previsibilidade de quando o próximo ônibus vai chegar, receber orientações nos painéis informativos ou até mesmo o auxílio sonoro emitido nas estações. Somado a isso, o Hub monitora o interior dos veículos, estações e terminais proporcionando um ambiente mais seguro para quem usa o transporte coletivo.

Para Manoel Ferreira, diretor de operações da BRT Sorocaba, o uso de uma única tela para a gestão da operação trouxe mais objetividade e eficiência na performance. “Ter essa assertividade nos gerou ganhos positivos com a otimização de custos e uma gestão detalhada. Desta forma, melhoramos a qualidade do serviço e temos o aumento da satisfação do passageiro ao utilizar o transporte público. O Hub é o cérebro que tudo sabe, tudo vê e que gera informação de modo simples, objetivo e com resolutividade. Ele trouxe a inovação para a mobilidade urbana e outras cidades podem se inspirar no que estamos fazendo em Sorocaba”, conclui Ferreira.

 

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