Parte da avenida Itavuvu, no trecho próximo à Escola Estadual Professor Lauro Sanches, na Vila Carol, estará em obras a partir desta sexta-feira (26). Isso porque agora a empresa que vai gerir o Bus Rapid Transport (BRT) em Sorocaba vai dar início à quebra do concreto para a implementação de um novo asfalto no canteiro central da via, por onde deverá passar o novo modal.
O trecho interditado é, de acordo com a empresa, de 900 metros. “Estamos implantando as sinalizações de obra e regulamentação para orientar os usuários das vias”, afirma a nota enviada à imprensa. “Esse trabalho é realizado com a máxima atenção ao trânsito, tanto valorizando a segurança dos pedestres como alertando os veículos. Nessa fase da obra, a sinalização e a estrutura implantadas direcionam os pedestres para o trajeto alternativo mais seguro”, enfatiza, ainda.
Essa é a primeira vez que acontece uma intervenção no asfalto da via, já que, até então, as mudanças aconteceram no abastecimento de água e no fornecimento de energia elétrica. Segundo a previsão da empresa, a intervenção deve terminar somente em 2020, já que outros trechos da Itavuvu também sofrerão a intervenção. Durante todo o período de obras, a faixa 1 da via permanecerá fechada.
Além da reconstrução do pavimento asfáltico, as obras do BRT também reúnem a construção de estações no canteiro Central, requalificação geométrica da via e adequações de ciclovias existentes após a implantação das novas estações. O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferece conforto, segurança e eficiência tornando os deslocamentos 20% mais rápidos do que os atuais. Segundo a empresa, a população será beneficiada com veículos novos equipados com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e câmeras de segurança 24h. “Além disso, os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas com o pagamento de uma única tarifa”, informa a empresa.
A administração do BRT Sorocaba, juntamente com a Urbes e a CPFL, solicita a compreensão de todos durante o período de implantação do sistema BRT. Com a chegada desse sistema, a região também passará por uma requalificação da paisagem urbana contribuindo para o aumento da mobilidade, acessibilidade, confiabilidade e segurança no transporte de Sorocaba.