O BRT Sorocabano

Sorocaba, localizada no interior paulista, é uma cidade que tem, nas bases de sua economia, os setores voltados para a indústria, o comércio e os serviços. É reconhecida por ter empresas intensivas em tecnologia, instituições de ensino e pesquisa, com um desenvolvimento relacionado à sua urbanização, que hoje conta com mais de 700 mil habitantes.

A cidade, também, vem se destacando por oferecer um modelo de mobilidade coletiva que contempla na implantação de corredores exclusivos para ônibus, com o sistema BRT (Trânsito Rápido de Ônibus), paradigma que tem o objetivo de promover aos passageiros a velocidade, o conforto e a segurança, além de rentabilidade operacional, bem como a qualificação ambiental para as cidades.

A revista AutoBus conversou com Manoel Ferreira, diretor de Operações da BRT Sorocaba. O sistema conta com a união de duas empresas (MobiBrasil e CS Brasil) que possuem um vasto conhecimento no setor de transportes. De acordo com a operadora, além de ser um sucesso, os serviços visam, também, a inclusão social, já que sua infraestrutura é acessível para pessoas com necessidades especiais, e a redução do impacto ambiental, suprindo a necessidade de uso de carros e motos pela cidade.

O BRT teve sua gênese por meio de um arquiteto paranaense, então prefeito de Curitiba em 1974 – Jaime Lerner. O conceito foi, aos poucos, sendo difundido, chegando até à países longínquos que acreditaram na ideia e renovaram seus sistemas de transporte coletivo urbano, sempre pensando em otimização operacional e um ambiente mais limpo aos seus moradores.

 

Acesse matéria completa no portal Autobus.