O Consórcio BRT Sorocaba, informou na manhã desta sexta-feira (12), que os serviços de implantação do Terminal São Bento – TSB, segundo terminal do sistema BRT Sorocaba a ser construído na Zona Norte, entram em fase de conclusão para o início da operação. O TSB dará suporte ao Corredor Ipanema e fará integração com o Corredor Itavuvu e os corredores estruturais que já estão em funcionamento na cidade.
A conclusão desta etapa indica que, em breve, os passageiros poderão usufruir de mais novas linhas na cidade. “No começo, teremos uma operação parcial e de testes do TSB e do Corredor Ipanema, pois temos o período de adaptação da população com um novo trecho em funcionamento. A ativação será semelhante àquela que realizamos no primeiro trecho, que contempla o Terminal Vitória Régia e o Corredor Itavuvu”, ressalta Manoel Ferreira, Diretor de Operações da Concessionária BRT Sorocaba.
Saindo do TSB, os ônibus passarão pelo Corredor Ipanema (Av. Ipanema), em direção à rua Comendador Oeterer para o sentido Centro, e na rua Hermelino Matarazzo, para o sentido bairro. Dentro do sistema BRT, o eixo formado por essas duas ruas compreende o Corredor Estrutural Binário. Ambas as vias foram requalificadas e receberam placas de pavimento rígido (concreto) para comportar o peso e volume de tráfego.
O executivo explica ainda que os corredores estruturais não são de uso exclusivo do BRT e que também beneficiará outras operadoras do transporte que estão ativas em Sorocaba. “Temos plena convicção que essas vias darão mais rapidez durante as viagens. Quem tem comércio ou mora nas redondezas, ganhará também um local requalificado e mais valorizado”, acrescenta Ferreira.
O diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transporte, Luiz Carlos Siqueira Franchim, complementa que as alterações executadas, após a conclusão das obras e a operacionalização do novo terminal, mais do que auxiliar o transporte em diferentes pontos da cidade, significará mais conforto e qualidade aos usuários do sistema.
Acesse a matéria na Revista do Ônibus.