OFICINA TRATOU DA GESTÃO DE ESTACIONAMENTO PARA MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA

Nesta quarta-feira (28), em torno de 30 técnicos da Urbes – Trânsito e Transportes e da Prefeitura de Sorocaba participaram da oficina de Gestão de Estacionamento para Melhoria da Mobilidade Urbana, com o engenheiro civil Bram Van Ooijenm, holandês especialista em projetos de transporte não motorizado e estacionamento, com experiência em mais de 50 cidades do mundo.

A atividade integrou o trabalho que está sendo feito em Sorocaba dentro do projeto-piloto Eficiência Energética na Mobilidade Urbana (EEMU), desde janeiro de 2017. O projeto é uma cooperação Brasil-Alemanha, com recurso do governo alemão, que está sendo implantado no país, através de um acordo com o Ministério das Cidades e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

O secretário de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravante, reforçou a importância deste trabalho para repaginar a mobilidade urbana na cidade. “Estamos trazendo para Sorocaba o que há de mais moderno em urbanismo no mundo. O Ministério das Cidades acreditou em nosso plano de governo e escolheu nossa cidade para este estudo impactante, então, nós vamos melhorar as ciclovias, as calçadas, tirar os obstáculos e aumentar acessibilidade para cadeirantes e idosos.

Bram Van Ooijenm falou da importância de se investir no transporte público para contribuir com o planejamento da cidade. Ele, inclusive, elogiou o investimento do Governo Municipal na implantação do BRT (Bus Rapid Transit). “O BRT em Sorocaba será uma maneira maravilhosa de oferecer um transporte público de alta qualidade, conveniente para o uso da população. Este é um momento muito bom para mudar a gestão de estacionamento no município”, afirmou. Segundo ele, cidades da Europa há anos já começaram esta transformação.

Matéria completa