Operação do sistema BRT altera linhas do transporte coletivo

 

Com a inauguração do sistema Bus Rapid Transit (BRT), algumas mudanças ocorrerão nas linhas do transporte coletivo a partir deste domingo (30), em Sorocaba (SP).

Segundo a assessoria de imprensa do BRT Sorocaba, são 44 pontos que estão liberados e distribuídos nos corredores estruturais. Os passageiros poderão ingressar nas linhas do BRT a partir do terminal, nas 12 estações localizadas na avenida Itavuvu e nos 44 pontos de parada dos corredores estruturais.

O valor da passagem será o mesmo da tarifa já utilizada na cidade. Pelo período de uma hora, está liberado para realizar baldeações com uma única tarifa. Na fase inicial e parcial de testes, haverá uma frota de 43 novos veículos. Todas as linhas serão indicadas no aplicativo Citta Mobi.

Mudanças no transporte

Ainda de acordo com a assessoria, algumas linhas do transporte coletivo não farão mais o trajeto até o Terminal Santo Antônio e irão até o Terminal Vitória Régia. São elas: Itavuvu (25), Aldeida dos Laranjais (39), Maria Eugênia (59), Santa Esmeralda (391), São Guilherme (76), Sorocaba Park/Santa Marina (581) e Jardim Imperatriz/Alpes de Sorocaba (582).

As linhas Laranjeiras (42), Paineiras (46) e Vitória Régia (58), que antes eram operadas pela Consor, passarão a ser pelo BRT.

Nos horários de pico, o itinerário vai até o Terminal Santo Antônio. Nos horários de entrepico, a operação será das 8 às 16hs, aos sábados após as 8h e aos domingos e feriados, o itinerário será menor, indo até a estação de integração da avenida Itavuvu.

Terminal Vitória Régia

De acordo com a Urbes, o Terminal Vitória Régia receberá os ônibus das linhas que circulam pelos bairros. Essas linhas compõem o atual sistema de transporte da cidade e a sua cobertura será mantida. A única mudança será o aumento da capilaridade de trajetos nos bairros para facilitar a chegada das pessoas para o embarque no BRT.

Se o passageiro estiver em seu bairro, por exemplo, será atendido por um veículo que roda nas linhas alimentadoras e o levará até um terminal ou estações de integração.

Corredor BRT Itavuvu

Ao longo da avenida Itavuvu estão distribuídas 12 estações equipadas e prontas para embarque e desembarque do lado esquerdo. O acesso é em nível da estação com o veículo, ficando a 95 centímetros de altura.

As estações são: UPH Zona Norte, Dr. Pitico, Lauro Sanches, Vila Carol, Jardim Paraná, Los Angeles, Maria Antônia Prado, Jardim Atílio, Itavuvu, Santa Cecília, São Camilo, Paineiras.

Corredores Estruturais

Saindo do trecho na região norte, os usuários terão acesso ao sistema pelo embarque ou desembarque nos pontos de paradas dos corredores estruturais pela porta da direita, a 28 centímetros de altura, alinhado com o nível das calçadas nos abrigos de parada.

Confirma matéria completa no G1 e na TV Tem.