Sistema de energia sustentável torna Sorocaba pioneira nesse tipo de investimento no transporte coletivo.
As plataformas do novo Terminal Vitória Régia, que faz parte do Sistema BRT Sorocaba, já receberam a cobertura composta de placas fotovoltaicas para a geração de energia sustentável. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, acompanha as etapas da obra. A sustentabilidade é um aspecto fundamental do projeto BRT e a iniciativa torna a cidade pioneira no segmento de transporte coletivo ao investir no uso de energia fotovoltaica como fonte alimentadora.
A energia fotovoltaica, considerada limpa e renovável, será utilizada em todas as instalações e estruturas fixas do BRT Sorocaba, como terminais, unidades administrativas e operacionais, estações e pontos de parada. Contarão com esta fonte energética, além do Terminal Vitória Régia, os futuros terminais Nova Manchester, no Corredor Oeste, e São Bento, no Corredor Ipanema, as 32 estações, as quatro estações de integração, os 96 pontos de parada, a garagem e o Centro de Controle Operacional. A captação da energia será feita por meio de placas solares instaladas sobre as estruturas de coberturas dos terminais, estações e garagem.
Como é a estrutura do novo terminal
O Terminal Vitória Régia fica na Avenida Antonio Silva Saladino, altura do número 35 e conta com duas plataformas: uma utilizada pelos ônibus articulados do BRT e outra pelas linhas alimentadoras do sistema. A plataforma BRT tem seu piso 0,95 cm mais alto para se adequar à altura dos ônibus e proporcionar um embarque mais seguro aos passageiros.
O local passa por preparação para receber a pavimentação de concreto rígido, que tem vida útil maior que o pavimento flexível e cabeamento subterrâneo e fibra ótica para monitoramento do espaço e da operação das linhas do transporte.
Conexão do sistema de transporte coletivo
O Terminal Vitória Régia tem mais de 11 mil metros quadrados e fará a conexão das diversas linhas do transporte coletivo que circulam pela Zona Norte, reduzindo o tempo de espera do passageiro, pois oferece integração entre os ônibus. Serão permitidas até três integrações em linhas diferentes, no intervalo de até uma hora após o término da primeira viagem, pagando somente uma passagem.
Monitores informarão em tempo real o tempo de espera para cada nova viagem. Para terem acesso às plataformas de embarque, os usuários passarão por catracas localizadas nas rampas de entrada para controle de fluxo de passageiros e bilhetagem. Tudo isso com o pagamento de uma única tarifa.
Outros avanços nas obras
Ainda que a pandemia de COVID-19 (novo coronavírus) tenha alterado a rotina nas frentes de trabalho de implantação do BRT, já que houve o afastamento dos funcionários em grupo de risco, as obras continuam acontecendo na cidade. Os funcionários recebem EPI’s e foram orientados sobre a importância da higiene pessoal.
Recentemente, a Concessionária BRT Sorocaba deu início aos trabalhos de implantação do Corredor BRT Ipanema, na Zona Norte. O primeiro trecho em obras vai do número 389 ao 595 e conforme for concluído os serviços avançarão ao longo da avenida. Assim como foi realizado no início dos trabalhos na Av. Itavuvu, a Av. Ipanema também passará pelas mesmas etapas de serviço.
Para a implantação do Corredor Ipanema, serão construídas 10 estações bidirecionais (embarque e desembarque sentido centro- bairro e bairro-centro) no canteiro central, duas vias de 6,2 km de pavimento rígido e ao final do trecho será erguido um novo terminal de ônibus, o São Bento. O terminal ocupará uma área de 12.000 m² no bairro Caguaçu.
Este novo terminal dará suporte à operação deste corredor e ainda receberá linhas que chegarão de outros bairros para direcionar os passageiros para o sistema BRT. Toda infraestrutura do Corredor Ipanema, das estações e do terminal terá acessibilidade, acesso à informação do itinerário, segurança e conforto durante os deslocamentos.
Na Zona Sul foram finalizadas as obras nos pontos de ônibus da Av. Antonio Carlos Comitre, próximo ao número 95, tanto no sentido bairro quanto no sentido centro da via. A Avenida Washington Luiz passa por recape, desde próximo ao Hospital Leonor Mendes de Barros até o cruzamento com a Av. Barão de Tatuí.
No eixo central foram liberados os pontos de ônibus da Rua Souza Pereira, altura do número 54 e na Avenida Juscelino Kubistchek, altura do 214.