Quando uma cidade cresce, suas necessidades também se ampliam e uma das principais demandas é o transporte coletivo. Sorocaba, por exemplo, teve um aumento populacional de 6,1% no último ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Em 2021, a população da cidade era de 695.328 e agora é de 738.128. Mais pessoas circulando nas ruas significa mais fluxo no transporte.
O sistema BRT Sorocaba iniciou sua operação em plena pandemia e com diversas medidas restritivas e preventivas, mas o ônibus foi um dos meios de locomoção mais utilizados e que apresentou aumento de usuários a cada mês. Os primeiros 6 meses de serviço do BRT, o Corredor Itavuvu tinha um volume de 20 mil pessoas por dia. Agora, somado a operação Itavuvu, está o Corredor Ipanema e, juntos, recebem 53 mil passageiros, a cada 24h, um crescimento de 165%.
Você já se perguntou “Porque o transporte coletivo é fundamental para as cidades?”. Este é um meio rápido, seguro, acessível e democrático, pois permite o embarque de todos. O ônibus facilita os deslocamentos de quem está em regiões mais distantes e aproxima as pessoas ao cotidiano da cidade, facilitando o ir e vir aos extremos. Além disso, ajuda a reduzir o número de carros e motos nas ruas, minimizando congestionamentos e vias carregadas. Com isso, contribui diretamente para o meio ambiente, porque menos veículos circulando, menor será a emissão de poluentes na atmosfera.
O ônibus consegue percorrer todos os bairros e circular pela cidade sem gerar grandes impactos. As rotas estabelecidas têm o objetivo de descomplicar a vida do cidadão e possibilitar que desembarque o mais próximo possível do seu destino.
Com o BRT, as estações dos Corredores Itavuvu e Ipanema ficam localizadas em pontos estratégicos e permitem que os passageiros cheguem com facilidade ao comércio em geral e às lojas de redes. Somado às estações, os 96 pontos de parada distribuídos nos 5 corredores estruturais nas zonas Sul, Leste e Centro seguem o mesmo critério.
Para Manoel Ferreira, Diretor de Operações da BRT Sorocaba, o transporte coletivo é uma solução inteligente para o deslocamento nas cidades de médio e grande porte. “Com um sistema de ônibus eficiente, os passageiros ganham tempo e agilidade no dia-a-dia. Com mais tempo, as pessoas podem se dedicar mais a família, a saúde, ao estudo, ao lazer e ao descanso diário. Um outro ponto importante é lembrar que por onde uma linha de ônibus passa, ocorre o desenvolvimento da região com a oferta de novos comércios e serviços. Por esses e muitos outros benefícios, é primordial que todos preservem o sistema e sua estrutura”, destaca.
Ferreira explica o quanto a sociedade precisa compreender que a mobilidade urbana também é qualidade de vida. Quanto menos tempo as pessoas ficam nos deslocamentos, mais tempo elas têm para realizarem outras atividades. Nas grandes capitais, se perde até 2h por dia em trajetos, o que equivale a 21 dias por ano no trânsito. Isso é o que afirma dados da Pesquisa Mobilidade Urbana 2022, da Confederação dos Dirigentes Lojistas (CNDL).
Como o BRT facilita a mobilidade urbana?
As faixas exclusivas possibilitam que os itinerários tenham mais agilidade e previsibilidade. Desta forma, o passageiro pode estimar o tempo de viagem e a que horas chegará ao seu destino. O embarque em nível também é um facilitador para o acesso ao ônibus, inclusive, tornando mais rápida e segura a entrada de idosos, cadeirantes e passageiros com alguma limitação física.
Por ser um sistema moderno e inteligente, o BRT respeita e integra sua operação com outros modais como a bicicleta, ofertando gratuitamente o acesso a bicicletários nos terminais Vitória Régia e São Bento. O que é um incentivo para que os passageiros realizem o trajeto com o ônibus e também com o uso da bike.
Para quase 80% da população sorocabana a chegada do sistema BRT trouxe uma melhora nos deslocamentos, indica Pesquisa Sensor realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Esse dado confirma as vantagens trazidas pela operação para a cidade.
Acesse matéria completa no portal Mobilidade Sampa.