Na cidade, o ritmo do BRT Sorocaba se mistura com a vida das pessoas e vice-versa. Dos 75 mil passageiros transportados todos os dias pelo BRT, um em especial, trouxe encanto e alegria para a operação. O “passageiro mirim” André Felipe transformou o desejo de conhecer o BRT de perto em uma manhã de diversão.
O André é uma criança de 6 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1, e é fascinado pela frota do BRT. Segundo seus pais, Carol e Sidnilson Porto, há pelo menos 1 ano e meio, o André tem uma fixação pelos ônibus e sempre que vê uma das unidades observa, aponta e conversa. “Hoje, o ônibus é um ponto muito importante na rotina dele, porque sempre está falando e lembrando de algum detalhe sobre o ônibus”, explica Carol.
Conhecer a história do André surpreendeu o sistema BRT e trouxe imensa satisfação. O Sidnilson procurou a BRT Sorocaba e disse o quanto o seu filho era apaixonado pelos ônibus. Sua admiração era tão grande que havia pedido aos pais um aniversário com a temática do BRT.
O ônibus é o principal meio de transporte de massa de Sorocaba e se torna quase impossível não se conectar com essa estrutura que cruza a cidade de norte a sul e de leste a oeste. Na região Norte, onde o André reside, estão concentrados 2 corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema) com 22 estações e 2 terminais, o Vitória Régia e o São Bento. “Ele gosta muito dos ônibus e sempre que vê um passar diz: lá vai a minhoquinha. É assim que ele chama o carro maior que tem o espaço sanfonado”, destaca Sidnilson.
Ao ter conhecimento dessa história, a gestão da empresa decidiu fazer uma surpresa para o André antes do seu aniversário e o convidou para um passeio até o zoológico com outras crianças que integram o Projeto de Educação Ambiental.
Para Marcelo Del Corso, responsável pela área de gestão ambiental da BRT Sorocaba e pelo projeto educativo, ter a oportunidade de conhecer o André e proporcionar uma manhã de divertida foi de muita alegria.
“Ficamos muito felizes em saber que ele era apaixonado pelo BRT e decidimos fazer algo que pudesse surpreender e gerar uma memória especial com os ônibus que ele tanto admira. Foi então que resolvemos presenteá-lo indo pegar ele em casa de BRT para o passeio. Ver e sentir o entusiasmo dele foi maravilhoso e isso não tem preço. O André é um menino amável e muito carismático. Ele não vai esquecer o BRT, e nós, jamais esqueceremos dele”, ressalta.
Del Corso reforça que a empresa transporta pessoas, mas também, ideias, sonhos e a esperança de um futuro mais unido e fraterno. “O aniversário foi do André, porém toda a equipe do BRT se sentiu presenteada com a oportunidade que tivemos de conhecê-lo e de possibilitar a construção de boas memórias sobre o transporte coletivo urbano”, finaliza.
Para a Carol Porto, mãe do André, ver o sorriso do filho a fez ganhar o dia. “A maior alegria para uma mãe é ver seu filho feliz. Ver ele radiante, isso já é tudo”.
Acesse a matéria completa no portal Rádio Ônibus.