Transportando mais de 53 mil passageiros por dia, sistema BRT Sorocaba confirma ser uma referência no segmento de transporte por sua operação tecnológica e recebe visitantes da Colômbia para conhecer o sistema. Recepcionados pela equipe da concessionária, Carlos David Agudelo e Juan Carlos Londoño, representantes do Metrô de Medellín, acompanharam as atividades no BRT Sorocaba.
A partir do Centro de Controle Operacional (CCO) viram como funciona o transporte, os serviços disponibilizados aos passageiros e todos os bastidores de assistência à operação. Além disso, passaram pela experiência como usuário ao embarcarem no Corredor Itavuvu, descerem em uma estação e regressarem ao Terminal Vitória Régia.
Manoel Ferreira, diretor de operações da BRT Sorocaba, explica que a melhor forma de apresentar o sistema é convidando o visitante para fazer uma viagem como se fosse um passageiro e percorrer todas as etapas, desde o acesso nas catracas até as baldeações e a chegada ao destino. “Sempre mostramos os bastidores, explicamos detalhes e tiramos dúvidas sobre como funciona a operação. Porém, a forma mais genuína de saberem o “porquê” somos considerados uma referência é tendo a sua própria experiência. Fazemos o visitante sentir na pele, assim, terá uma visão real e poderá falar sobre o que viu e viveu”.
O diretor de negócios do Metrô de Medellín, Carlos David Agudelo, disse que o objetivo da visita foi conhecer o sistema por sua tecnologia, boa operação e prestação de serviço. “O que mais chamou atenção foi o uso da tecnologia definitivamente. Desde os pagamentos, o planejamento, o monitoramento e como se comunicam com os usuários para alcançar a todos que usam o sistema”, ressalta.
Já o engenheiro Juan Carlos Londoño destacou como a tecnologia integra a operação para obter um bom custo benefício nos serviços e também trazer conforto para os usuários. “Um sistema de transporte muito lindo, organizado, limpo e uma operação muito eficiente. Sorocaba pode ser uma referência para Medellín, onde ambas cidades podem trocar experiências em função de um melhor serviço de transporte para América Latina e Caribe”, concluiu.
Durante a visita estiveram presentes também representantes do Hub Uniq, Cittamobi e Cittati Brasil e Colômbia.
Acesse matéria em Portal NTU.