O plano de revitalização do Centro Comercial de Sorocaba foi discutido em audiência pública no plenário da Câmara Municipal, na manhã de 28 de março. O debate contou com a presença dos Secretários Luiz Alberto Fioravante (Planejamento e Projetos) e Fábio Pilão (de Conservação, Serviços Públicos e Obras). Foram apresentados os planejamentos estratégicos com os estudos e projetos das obras viárias, transportes urbanos, parque e calçadas, que contemplam está revitalização. Um planejamento que vai melhorar a qualidade de vida, o urbanismo e o setor social.
De acordo com o secretário Fioravante, Sorocaba já passou por diversas revoluções, sendo importantíssimo para população ter o centro da cidade com uma cara nova. A recuperação das áreas deverá ser realizada em fases e prevê o uso do solo integrado com a mobilidade urbana; recuperação das calçadas e promoção da acessibilidade; gestão de estacionamento e plano de vias integrais.
Um dos desafios é aumentar o uso coletivo e não individual, para isso estão previstas a implantação do trem metropolitano do VLT e BRT que buscam melhorar a mobilidade urbana, não apenas no Centro. Também está prevista a construção de um parque multimodal e de um grande parque expandindo a praça Frei Baraúna – “Está na hora de buscarmos os exemplos que deram certo no mundo e trazer para Sorocaba”, disse Fioravante, destacando que o Executivo vem desenvolvendo o plano em parceria com o Ministério das Cidades.