Sorocaba vai ganhar primeiro trecho de rede BRT

 

A cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, deve ganhar uma rede de corredor de ônibus do tipo Bus Rapid Transit – BRT no próximo dia 30 de agosto. A Concessionária BRT Sorocaba concluiu o eixo norte-sul do eixo de transporte. O trecho finalizado é formado pelo Corredor BRT Itavuvu, o Terminal Vitória Régia e os corredores estruturais General Osório e parte de áreas Central e Sul. Ao total, os passageiros terão 57 paradas distribuídas por estas regiões.

O Corredor Itavuvu está localizado na Avenida Itavuvu, possui aproximadamente 6 km de extensão, 12 estações equipadas para embarque/desembarque (sendo 2 de integração) pelo lado esquerdo em nível com os ônibus, tem 3,2 km de ciclovia requalificadas e ganhou novas calçadas nas áreas de influência das estações. Ao final deste corredor, os usuários do transporte têm ainda um novo terminal de ônibus, o Terminal Vitória Régia.

O Vitória Régia tem infraestrutura de plataformas de embarque, cobertura de estrutura metálica, piso de pavimento rígido, central de monitoramento 24 horas, atendimento de informações aos usuários, sanitários, assentos, wi-fi, espaços comerciais e acesso facilitado por rampas e piso podotátil para pessoas com necessidades especiais. O terminal também abriga um Centro de Controle Operacional (CCO) responsável pela gestão do fluxo de veículos e passageiros.

Já os Corredores Estruturais Sul, Central e General Osório que possuem o embarque/desembarque pelo lado direito, ganharam melhorias dos abrigos, calçadas com acessibilidade, pontos de parada com pavimento de concreto e requalificação dos trechos com um novo asfalto. O itinerário dos veículos percorrerá as seguintes vias:

De acordo com o Diretor da Concessionária BRT Sorocaba, Luiz Alexandre Massariol, todo o projeto, incluindo o eixo norte-sul se destaca pelo alto investimento em soluções de engenharia e também de sustentabilidade.

“O sistema BRT de Sorocaba é uma referência nacional no transporte sob pneus e tem sido citado por gestores em outras cidades como um modelo devido ao seu contrato com capital privado (que não onera o caixa do município) até os processos construtivos adotados. Investimos em cada detalhe e o BRT sorocabano tornou-se uma referência no quesito mobilidade. Para se ter uma noção, temos o uso de energia fotovoltaica no terminal, estações e abrigos de parada, reuso de água nos terminais, as estações possuem conforto térmico, iluminação em LED e todos os ônibus têm redutor de ruídos e poluentes. Os benefícios vão de ponta-a-ponta. Os passageiros terão um sistema moderno, eficiente e seguro”, afirma.

Nova frota

Na primeira etapa de operação ainda parcial que iniciará no final de agosto, 43 novos veículos (14 superarticulados e 29 padron) estarão à serviço da população e circularão em importantes pontos das regiões norte e sul da cidade. Todos os ônibus são equipados com ar condicionado, tomadas USB, wi-fi, monitoramento de câmeras e painéis de informações ao usuário.

 

Acesse matéria no Via Trolebus.