Quem passa pelas avenidas Antônio Carlos Comitre, Washington Luiz e General Osório pode ter observado a presença de uma estrutura metálica nova nos pontos de parada do BRT Sorocaba. Trata-se de um totem que passou a integrar o novo sistema de ônibus da cidade e que tem por função indicar o local onde o motorista deve parar o ônibus, facilitando o embarque e desembarque de passageiros.
Segundo a Concessionária BRT, a medida garantirá que o veículo não pare longe do ponto, facilitando o acesso dos passageiros. Além disso, assegurará que idosos, gestantes, crianças e pessoas com algum tipo de deficiência não tenham que se deslocar mais que o necessário para chegar à porta do transporte coletivo.
Os totens trazem dados importantes aos usuários do transporte urbano, indicando o número do ponto e um QR Code que permite (por meio do aplicativo da CittaMobi) que os passageiros obtenham informações das linhas atendidas naquele ponto, tempo de percurso e localização dos veículos.
Luiz Alexandre Massariol, Diretor da Concessionária BRT Sorocaba, reforça que os pontos de parada contam com uma série de recursos de acessibilidade e inclusão para facilitar a vida do usuário do transporte. “Quem olha os abrigos de parada, percebe uma nova calçada, com informações para deficientes visuais, indicando onde é a extensão da plataforma de embarque e direcionando para o local correto de acesso”, disse.
Obras em andamento
Ao todo, 96 pontos de parada contarão com painéis eletrônicos informativos, alimentados por energia solar e que mostrarão informações da linha; tomadas USB para carregamento de aparelhos eletrônicos; internet equivalente ao 5G; piso podotátil para orientação de pessoas com limitação visual e cobertura metálica e fechamento em vidro nas laterais e atrás, com o intuito de proteger o usuário do sol, da chuva e do vento.
Além disso, as calçadas serão requalificadas e o piso de asfalto será substituído pelo piso de concreto. Essas melhorias, segundo a concessionária, visam contribuir com a eficiência do sistema e garantir a durabilidade de toda a infraestrutura. (Com informações do Concessionária BRT)