VIADUTO DA AVENIDA IPANEMA TEM A CONSTRUÇÃO ADIADA

O viaduto que ligará a avenida Ipanema à rua José Joaquim Lacerda está em fase de licitação e sua construção não terá início em agosto. Essa informação, divulgada em nota ontem pela Prefeitura, contraria previsão anterior da administração municipal – divulgada em 11 de maio passado – de que o início das obras seria em agosto. A nota da Prefeitura não adianta se houve revisão e para quando as obras estariam estimadas (qual o novo período) para começarem. O texto diz que o viaduto será construído para melhorar o fluxo viário naquela região da zona norte.

Atualmente, aquele trecho, além da Ipanema e J.J. Lacerda, coincide também com outras duas vias movimentadas, as ruas Comendador Oeterer e Hermelino Matarazzo, que formam um binário de comunicação viária entre a zona norte e o centro da cidade. A passagem de milhares de veículos por dia naquele entroncamento de vias públicas gera opções de acessos às mais variadas regiões da cidade e em vários sentidos de direção. O viaduto ampliará as alternativas viárias, melhorando o fluxo do trânsito.

 

QUANTO AO BRT

O informe também rebate posição divulgada naquela ocasião (11 de maio) de que a construção desse viaduto é uma das ações consideradas de extrema importância para o corredor norte-sul do projeto do BRT – sistema de ônibus rápido. Ontem, a nota desvinculou esse viaduto de qualquer ligação direta com o BRT. Juntamente com o viaduto, outra ação considerada prioritária para o BRT era a desapropriação de uma área na zona norte. Essa área, no Vitória Régia, é ocupada por diversas famílias, tem parte destinada à construção de um terminal do sistema BRT. Em maio, a Prefeitura também informou que conversas com os proprietários e as famílias ocupantes da área estavam sendo feitas de forma amigável. A área necessária para a construção do terminal é estimada em 45 mil metros quadrados, equivalente a menos de 10% de todo o terreno.